Gustavo e a leitura

Padrão

O Gustavo agora começou o processo de leitura. É uma graça vê-lo “lendo” alto:

– B com O=BO;  L com A= LA.  Bola!!!

Essa soletração acontece em 100% das palavras, pois ele ainda não consegue ir direto. Ele está super interessado em aprender, e vira e mexe o pego sozinho, tentando decifrar algum texto, ler algum rótulo, alguma propaganda. Muito fofo! E está adorando também ouvir histórias. Muitas vezes foco mais a Gi nesse ponto, por causa da idade, mas por incrível que pareça muitas vezes ele presta mais atenção do que ela.

Pra escrever ele também está começando a pegar o jeito. Soletra alto e diz: Ah, já sei! E geralmente tem acertado.

A Giovanna eu sigo tentando de todas as formas fazê-la tomar gosto pela leitura. Ela tem maior predileção por alguns tipos de texto, como por exemplo, histórias com bastante humor e acontecimentos inusitados, e as que contam histórias de meninas. Seu livro preferido é “Gabriela e a Titia”, de Ruth Rocha, e os da Bruxa Onilda, que realmente são muito bonitinhos ;).

O livro “Pippi Meialonga” eles adoraram. Na verdade não consegui terminar de ler todo porque era da biblioteca, mas até onde eu fui eles se divertiram bastante.

Os livros de fábulas eles não acham muito interessantes, e pra ser bem sincera, até eu mesma as acho meio maçantes às vezes, sem sentido. Algumas possuem situações totalmente sem pé nem cabeça ou finais ilógicos.

Monteiro Lobato infelizmente é praticamente inviável. Já tentei ler dois: “Reinações de Narizinho” e “Fábulas”. O Reinações a Gi até gostou mais, porque tem partes engraçadas. Mas, a cada parágrafo, no mínimo 05 palavras ela não sabe o significado, e pior, algumas nem eu mesma sei, de tão diferentes e pouco utilizadas que são, o que torna a leitura muito cansativa, inclusive pra mim.

Histórias em quadrinhos ela gosta, as da Luluzinha principalmente. O “Diário da Julieta”, que é um livro em quadrinhos (do Ziraldo), ela adorou. Quando saíamos de carro, ela levava e ia lendo até chegar ao destino. Pena que a revistinha da Julieta já parou de ser vendida.

Eu descobri o http://www.blogdajulieta.com.br, que é um blog da Editora Melhoramentos onde a Julieta “escreve”, e a estou incentivando a ler e até comentar. Acho importante todo canal que force a criança a se expressar de forma escrita. Porém, o que acontece é que não há um blog do Menino Maluquinho ou outro qualquer que seja para menino, e o Gustavo, ao ver a Giovanna respondendo a tal da Julieta, quis porque quis conversar com algum personagem também. Mas qual? Não há!!! Tudo é mais complicado pra menino, credo…

Quanto aos brinquedos do Dia da Criança, o que fez mais sucesso foi a Cama da Barbie e a lojinha de Sushi. A Gi brincou até não poder mais, e agora deu uma parada, pra variar : (  Já o Gustavo não deu muita idéia pro que ganhou não. Difícil!!!

Anúncios

»

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s