Gostos alimentares

Padrão

Dizem que o paladar de uma criança é influenciado pelo que a mãe come durante a gravidez, mas tenho que discordar :)
Na gravidez da Giovanna, eu como clássica marinheira de primeira viagem, era bem “obcecada” em me alimentar bem, comer coisas saudáveis, etc. Quando ela era bebê, eu fazia uma compra milimetrada no sacolão, de tanto que me preocupava em haver as porções exatas de carboidratos, verduras, legumes, etc. E Hoje é uma LUTA fazer essa garota comer qualquer tipo de alimento diferente de arroz, feijão, carne, tomate, batata. Se dependesse dela o prato seria esse todo-santo-dia. Eu insisto, até mesmo obrigo, mas ela não gosta da grande maioria das verduras e legumes. Comer sem reclamar, só cenoura, tomate, alface, couve (se estiver bem fresquinha) Acho que é só, rs. O restante ela come “daquele jeito”. Chega a me dizer que está tampando a respiração pra não sentir o gosto, tadinha! Mas infelizmente não posso abrir mão de ao menos tentar, insistir. Pra se ter uma idéia, ela prefere comer o mínimo, ficar com fome, do que comer alguma verdura que não goste! É dureza, minha gente, é triste!

Já na gravidez do Gustavo eu não digo que “relaxei geral”, mas com certeza fui bem menos encanada. E em suas sopinhas tinha, sim, tudo que era necessário, mas o dia que não tinha alguma coisa não era o fim do mundo, rsrs.
Em compensação, hoje o bichinho é uma verdadeira draga. Come praticamente de tudo e não aceita apenas…mandioca! há! Detesta mandioca de todas as formas, inclusive a frita. E também não gosta de batata cozida. Mas come abobrinha (!!), beterraba e muito mais; Aceita experimentar comidas novas e em geral aprova.Fora o tamanho do prato!! O bichinho não engorda de ruim, affff!! Come mooooito!!

Anúncios

»

  1. Flá,
    Será que não é uma longa fase? Aqui em casa tivemos a fase torna de palmito e estamos na fase estrogonofe de frango. Todo final de semana eles pedem a mesma coisa…Bjs

  2. Querida,

    O paladar seletivo vem com o amadurecimento, pode ser que mais tarde até mesmo nosso Gu comece a escolher… (TOMARA que não!). Para a Gi, quem sabe se você fizer cremes? Bater por exemplo cenoura com um pouco de maizena e creme de leite e engrossar, oferecendo um pouquinho… ou suco de limão, aquele que a gente bate no liquidificador com casca, se você acrescenta ali cenoura ou beterraba ou mesmo couve é impressionante como só sobressai o gosto do limão.
    Outra dica legal são as sopas com letrinhas, conchinhas, estrlinhas que servem de pretexto para a gente introduzir um caldo de cenoura, ou beterraba ainda que em pequenas e crescentes porções…
    UM BEIJO! Nem sempre posto comentário, mas estou sempre por aqui.
    Cris

  3. Quem é que entende esse paladar ? Jujuba nasceu com ojeriza a folhas em geral , não suporta mais do que o gosto, o contato da coisa com a língua.E cada dia ele e Valon enjoam de algo .O problema é que não passam a gostar de alguma coisa nova pra compensar.Seria ótimo se ao enjoarem de quiabo passassem a amar
    vagem por exemplo.Mas pelo que vejo por aí os nossos ainda estão muito bem.Conheço tantas crianças que só comem feijão , arroz e batata frita…

  4. Flá, eu acho também acho que são fases… A Ciça passou um tempão rejeitanto qualquer verdinho que aparecesse no meio da comida: salsinha, hortelâ, arroz com brócolis era a morte!
    Neste feriado ela me pediu especificamente o tal do arroz verdinho, e comeu com gosto…
    Não sei se tem muito a ver com o que comemos na gravidez, pois embora eu tenha segurado a onda calórica, não me joguei com força no mundo dos legumes e verduras e, mesmo assim, são as malditas fases que regram o cardápio lá de casa!
    Beijos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s