Objeto de transição

Padrão

O Gustavo está com 04 anos e alguns meses, e sempre teve uma predileção especial por um ursinho de pelúcia vermelho que ganhou da avó. Até bem pouco tempo atrás ele se lembrava esporadicamente do bicho e já houveram épocas em que ele o esqueceu completamente.
Porém, de algumas semanas pra cá, ele resolveu literalmente grudar no ursinho e não quer largar pra nada, principalmente pra dormir. Hoje na hora do almoço até o colocou no colo pra almoçar junto com ele, e agora estão vendo TV juntos, rsrsrs. Ele afirma que é “o melhor amiguinho dele”.
Eu acho muito fofo mas ao mesmo tempo (pra variar) achei um pouco estranho esse “retrocesso”, porque apego a objetos pelo que eu sabia aconteciam quando a criança tinha seus 2 anos, por aí. Mas fuçando na net descobri que há crianças que adotam os objetos até aos 06 anos, então fiquei mais tranquila.
Chego até a pensar que seja pelo fato de eu estar trabalhando à noite, sendo que durante 04 anos eu o coloquei pra dormir, e agora ele está dormindo, digamos, sozinho, porque quando eu o o pai dele chegamos ele já apagou. Pode ser também porque de um tempo pra cá ele começou a assistir Discovery Kids, onde há muita união entre os personagens e seus animaizinhos, muita amizade, etc. Quem sabe, né?
Bom,de toda forma, sendo um costume saudável, tudo bem! Acho até muito bonitinho :)

»

  1. O Lu nunca foi de andar pra cima e pra baixo com bichinho não mas com ventiladores… ai ai ai… nossa… ele anda pra todo lado e de tempos em tempos ele está com um diferente… o circulador marrom é o predileto! Sabe as marcas, quantas hélices, cor, e etc, hehehe. Ele gostava do Tigrão quando era pequeno e depois demos um bonceo pra ele que chama Pedro e mais pra frente demos um boneco com a camisa do São Paulo (time), foi bom porque ele queria abraçar e pegar todas as crianças da rua e aí falamos pra ele cuidar desse boneco! Isso é uma fase, achei bonitinho tbm ele ter o bichicnho como melhor amigo. Minha irmã até uns 6 anos andava com um cahorro de pelúcia (o snif) e a minha mana gêmea andava com um outro cachorro (paizão, hehehehe). Beijos!

  2. Flavia, o amor do Jujuba pelo M.lapin só apareceu há um ano.Talvez por causa da insegurança trazida pela Gilda, sei lá. Como ele tem mais de 6 anos, não tá mais na idade desse objeto que é chamado de objeto de transição.( Vi isso no seriado Mothern, não me pergunte)Ele sempre gostou dele, porém esse apego todo só aconteceu há pouco.
    E quem é que entende esses meninos ? Só espero que o Gustavo não o arremesse pra cima do letreiro de uma livraria ou de uma árvore.
    Esses dias vi um menininho, coincidentemente chamado Gustavo, jogar seu macaco de pelúcia em cima de uma árvore e depois gritar para o mesmo num tom desesperado: -Desce daí Lilico meu filho !
    Adivinha quem é que teve que tirar o Lilico lá de cima?

  3. Acho que já li alguma coisa sobre isso Flá, não lembro onde, mas era mais ou menos isso que você disse mesmo, normal :)
    E acho mesmo que é por conta da sua ausência á noite, não se preocupe, que logo passa.

    bjs,

  4. Flá… Acho a coisa mais linda do mundo criança que tem um brinquedo preferido, dorme com ele e tals!!! A minha, nem liga pra nada, simplesmente deita e dorme, acho que só pq adoro isso… Qdo eu era criança, tinha um snif – snif, (um cachorro), o tenho até hj, rsrsrsrsrs… E dormia com ele, onde eu ia ele ia, ele era meu AMIGO mesmo… Com o tempo passou, mas queria que a Ellen fosse assim, mas que nadam a bichinha nem esquenta!!! Fora que eu acho que faz um bem enorme, já que eu conversava com meu amigo cão… Pra mim, ele era meu psicológo, hahahaha!!!
    Mas pode apostar que é fase, e passa!!!
    Bom feriado!!!
    :)

  5. li seu post sobre sua menina e as reclamações vindas da escola: ninguem quer brincar comigo! A Ana (de 5 anos) vive me dizendo isso e as vezes se queixa de uma amiguinha em especial…até já falei com a professora e sei que é em parte pelo mesmo motivo que sua filha, um tanto autoritária ela é…expliquei para ela que as crianças não são obrigadas e fazer o que ela quer e tal..mmas ja repeti isso tantas vezes…

  6. Flá, a Ciça alterna os objetos de transição… Às vezes gruda na sonequita (um travesseirinho em formato de ursinho), às vezes é na girafa de pelúcia, mas sempre tem um favorito da vez, e eu acho fofíssimo!!!

    Beijocas

  7. Flá,

    Acho que tem um pouco das duas coisas, talvez ele esteja mesmo sentindo tua falta na hora de dormir e também esteja querendo fazer como nos desenhos.
    De toda forma, também acho normal que a criança tenha algum brinquedo epsecial né?
    Matheus não teve nenhum, mas Rafa tem o travesseirinho que usa pra dormir e agora tá grudado nos carrinhos da hot weels.

  8. Querida
    Você é uma mãe super atenta Flávia! Faz umas análises muito interessantes, acho que é por aí… bom demais que vocë entende toda esta comunicação dos seus filhotes.
    Além de ser saudável que o Gu esteja fazendo o processo natural, né? Ao invés de expressar isso em agressividade e indisciplina.
    Um beijo amiga, fico só imagninando a linda cena deste garotinho fofo com um ursinho debaixo do braço!

Deixe um comentário

