A viagem – parte final

Padrão

E eis que chegou a última semana!!

Bem, como eu estava sozinha da silva, batia perna o dia inteiro. Como resultado, as canelas secas ficavam doloridésimas ao final do dia.

Eu adorei o metrô de São Paulo, achei o must! Tem moooitas linhas, e pra praticamente todos os locais que eu fui, havia uma estação perto. Fora que a gente paga apenas uma passagem,  e dá pra baldear pra qualquer uma delas, magavilha! Os terminais de ônibus tbém são interessantes, porque seja onde a gente estiver, sempre há um bus que vai pra algum terminal conhecido, e de lá se pega o que leva pra casa, fácil fácil. Tem também um telefone que a gente cita onde está e pra onde quer ir, e a moça explica todos os detalhes de como chegar. Esse serviço também existe via internet. Com o cartão preço único (será que o nome é esse mesmo? rs) dentro de 2 horas pode-se pegar quantos ônibus forem necessários com o preço de 01 passagem. E o mais interessante: estudante paga meia! Olha que bom! 

Na segunda feira, fui à Avenida Paulista. Andei nela do início ao fim! Que rua larguíssima, com prédios modernos e enormes! Há muito homens com terno e mulheres com roupas sociais. Mas também vi bastante mendigos, um inclusive deu um ataque na minha frente, parecia infarte. No meio do caminho descobri a Fnac, uma livraria gigantesca, e me apaixonei perdidamente. Além de livros, CDs e DVDs, há também uma sessão de informática e eletrônicos. O ambiente é delicioso! Passei horas e horas andando ali dentro, vendo tudo. Inclusive sentei e li o livro “Caçador de Pipas” até o capítulo 8, hehehe.

Na terça, fui ao Parque do Ibirapuera. O local é muito lindo e agradável, principalmente na parte em que há uma lagoa com árvores de flores roxas. Parece até Central Park! O planetário estava fechado, pois só funciona nos finais de semana. Entrei então no Museu Afro brasileiro, e fiquei encantada. Muita coisa interessante sobre a época do Império na parte de exposições temporárias, e tudo tudo tudo sobre os africanos e escravos no acervo.  Tem uma sala com tipo o esqueleto de uma caravela gigantesca e uma música tenebrosa ao fundo, rs. Muita coisa linda, triste, interessante, amei!! Depois, passei em frente às famosas bicicletas pra aluguel e em frente ao Mam – Museu de arte moderna, com sua aranha de ferro gigante na entrada, mas não entrei. Estava cansada demais.

Na quarta-feira houve o almoço mothern. Fomos ao restaurante Galletos, e lá estavam Bárbara, Dê e Greice. Bom, sem comentários né zente? Todas lindas, simpáticas, alegres e divertidas. Conversamos moooito, foi uma delíciaaaaaaaa!! E pro dia ficar ainda melhor, após o almoço fomos eu, Dê e Bárbara passearmos. Passamos na livraria Cultura, também imensa e um luuuxo!! Muito linda! (não reparem minha empolgação por livrarias, é que aqui em BH não existem tão grandes, rsrs). Era um antigo cinema que foi transformado. Depois fomos à Casa de Oscar Americano e , onde há um acervo de mobiliário e vários artigos da época do Império, bem interessante. De lá partimos para o bairro de Moema, moooito fofo, com várias casas coladas umas às outras em estilo europeu. Paramos numa padaria e tomamos um Capuccino e brigadeiro de nutella (no copinho!) de sobremesa. Foi tudo delicioso!! Me senti feliz demais pelas companhias e lisonjeada por minhas queridas amigas terem tirado um dia para estarem comigo. Eu sei bem  o quanto isso é difícil na vida de nós, mulheres, que andamos tão atribuladas com filhos, trabalho, marido….

A quinta foi de agenda cheia, rsrs. Pela manhã fui ao Masp e passei hoooooras vendo primeiramente uma exposição de alguns artistas entre os anos 50 e 90. Gostei principalmente dos banners com explanações acerca de cada década pra falar a verdade, rsrs, mas o que amei mesmo foi o acervo, nossa, nunca havia visto quadros de qualidade ao vivo, só em livros e televisão. Fiquei muito impressionada com a perfeição e a riqueza de detalhes!! Há 01 com uma criança de camisolinha de renda que eu pensei comigo: “Não pode ser! Isso TEM que ser uma foto! Essa renda está perfeita demais!!” rs. Haviam muitos turistas estrangeiros, a maioria na verdade. Eles olham e falam pra caramba sobre quase todos, rs. Tive a oportunidade de ver muitos quadros incríveis e alguns famosos.

De lá fui ao Mercado Municipal. Achei a arquitetura linda, as barracas muito organizadas e limpas, mas ele é até pequeno. Imaginei que fosse enorme, porque o daqui de BH é tão grande que a gente até se perde. Aproveitei e comprei um pastel tamanho extraGG de frango com catupiry. Na verdade o famosão é o de bacalhau, mas eu não gosto, rsrsrs.

E à noite fui ao Mosteiro San Galo, e lá estavam Bianca e Greice. A Bianca é uma pessoa simplesmente incrível, divertidíssima, super engraçada, alto astral! Mais tarde chegou Bárbara, e então ficamos batendo papo por um tempão e rindo até. Foi bom demais!!!!!!

E na sexta estive no Zoo Safari. Como estava a pé, fui em uma van deles, juntamente com um grupo de adolescentes de um colégio. Foi muito legal! Os bichos que ficam soltos são as emas, avestruzes, pavões brancos (chiques pra caramba, nunca tinha nem ouvido falar),  veados, camelos, macacos, girafa, hum…acho que só. Tem também leão e tigre, mas ficam dentro de uma cerca. O que eu mais gostei foram os veados que vieram comer na minha mão, e o camelo, que enfiou a cabeçorra dentro da van, rsrs. Até passei a mão nele.Eita bicho grandão!! Os avestruzes também são muito curiosos. Na hora em que passamos pela área dos macacos foi preciso fechar o vidro, senão eles entram e aí a coisa fica feia, rs. Esse passeio as crianças iriam amar com certeza…

E pra terminar com chave de ouro, fui ao Museu da língua portuguesa, dessa vez livre leve e solta, com tempo. Aí me esbaldei! rsrs. O 1º andar estava fechado pra colocação de uma nova exposição temporária, por sinal me parece que será sobre Paulo Freire. Fui direto pro 3º andar, que de meia em meia hora tem uma sessão de cinema. Zeeenteeeeee, aquilo pra mim foi demais!! Fiquei apaixonada!! Primeiramente, um pequeno filme de 10 minutos, narrados por Fernanda Montenegro, falando sobre o surgimento da língua. Logo depois, a tela se dobra e sobe, e então a gente tem que andar até o outro lado e sentar-se em arquibancadas. Aí começa uma sessão de narrativas poéticas com artistas famosos, e imagens dos textos passando no teto altíssimo, sob várias formas; Enfim, é uma coisa linda demais, pena que não dá pra descrever com palavras. É preciso ver!! Paulistas que nunca foram, vão!!Eu achei maravilhoso.

E então passei pro 2º andar, e lá fiquei horas assistindo aos 03 mega telões que existem em todo o decorrer do corredor, cada um falando sobre um assunto referente à língua. O que eu mais gostei foi o que falava sobre alimentação, e realmente é impressionante a quantidade de termos alimentícios que existem, tantos deles oriundos de africanos e índios. E do outro lado do corredor há toda a estória da nossa língua, além de um pouco sobre a língua indígena e a vinda dos africanos para o Brasil. Além disso, há vários computadores pela sala, cada um falando sobre algum assunto, sempre ligado aos imigrantes e suas línguas, visto que todos influenciaram a atual língua portuguesa e nossos atuais costumes também. Há também o corredor das palavras, em que várias sílabas ficam dançando sobre uma tela e com as mãos consegue-se juntá-las, formando palavras, e então a tela informa o significado da mesma. Super legal.

Enfim, a viagem foi maravilhosa por vários motivos: as crianças se divertiram, eu me diverti, descansei, conheci lugares. Além de um fato fundamental: conheci e estive com algumas de minhas amadas amigas mothern, amigas essas que já fazem parte da minha vida e moram no fundo do meu coração. Um grande beijo a todas, cheio de saudades!!

E agora um pouco de fotas; Essa última semana não teve nenhuma além das dos encontros, porque eu estava sem a mánica.

Almoço mothern – tudibão

almoco-sampa.jpg

Happy Hour mothern – tubibão, rs

happy-sampa-2.jpg

Em homenagem às amigas Dê e Rê, que adoraram o maiô bailarina da Gi (eu tbém adoro, confesso, rsrs) eis uma foto em que a sainha está esvoaçante:

sampa-2007-102.jpg

E pro meu lindinho não ficar com ciúmes, uma dele na praia também:

 sampa-2007-074.jpg

»

  1. Mas que chique eu hein, obrigada pela foto, agora sim deu pra ver bem o maiô bailarina liiiiiiiiindo dela e a carinha do Gu então, vai ter filho lindo assim lá longe rsrsrs.

    Adorei a descrição do seu passeio, cada lugar lindo, dá até vergonha de morar tão perto e nunca ter conhecido nada disso rsrrss.
    Beijos linda,

  2. Flavinha linda! Que pena que não deu para nos encontrarmos ( não me perdôo até hojeeee).
    Fica para uma próxima!
    SP realmente é uma cidade maravilhosa, com programas diversos!
    Bjkas

  3. Que banho de cultura amigaaaaaaaaaa
    Nossa eu preciso ir à Sampa com urgência, viu??
    Aqui em Brasília tem Fnac, eu amo aquele lugar sabia? Adoro livrarias assim como vc, eita quanta coisa em comum…
    Imagino essas canelas como ficaram com toda essa andança, né??
    Bjus,
    Dany

  4. Eu gostei desta viagem!

    Só você pra me fazer ter vontade de ir a São Paulo passear. Isso é que é narradora.
    Escreve um livro Flávia, vai fazer sucesso.
    Eu nem tinha me tocado no post anterior que você ia ficar sozinha, livre leve e solta… Tudo de bom hein!!!
    Beijim

  5. Flávia, ainda não tinha visto as fotos, tudo muito lindo mesmo!! Que bom q vcs aproveitaram, férias é para isto!!
    Deu vontade de passar férias em SP tb…
    Beijos.

  6. Adorei o relato! E saiba que eu fiquei muito feliz de ter conseguido participar um pouquinho dessas férias tão legais junto contigo. Adorei levá-la para passear com a Babi! E a foto da Gi está ma-ra-vi-lho-sa! Bjs mil da amiga clone

  7. Eta delícia de viagem, hem, Flávia? Dá prá perceber que dessa vez você conseguiu se divertir ;)
    Aqui ó: eu sou doidinha pelo metrô de sumpaulo. Coisa de pobre, né? Eu adoro ir lá só prá ficar saracoteando de um lado pro outro de metrô, hahahahahaha.

  8. Fláaaaaaaaaaaaa,amada!!! Adorei,adorei sua descrição… E adorei ter te conhecido,viu ??? Muito,meeeeeeesmo!!!
    As crianças estão (e são) lindas nas fotos!!!
    Querida,um beijo, te adoro!!!

Deixe um comentário

