Livros de infância

Padrão

Há alguns livros que marcaram demais minha infância:

– “Histórias que a mamãe contava” – Pequenos contos, em sua maioria tristes ao extremo, geralmente com final infeliz e/ou uma lição de moral inserida.

– “Cazuza” (nada a ver com o cantor) – Estória real de um garotinho do interior. Bom demais da conta (Resenha do Submarino: ‘Sua leitura é indispensável para a formação das crianças pois traz questões que envolvem as virtudes, a moral, a valorização da família e o papel da escola como um agente de formação e não de repressão’ ).

– Coleção completa da escritora Laura Ingalls Wilder. Trata-se da saga autobiográfica de uma família norte-americana no início da colonização, em uma vida de privações e trabalho árduo, mas entremeada de momentos felizes de amor e riso.  Sobreviver era uma luta diária,  e cada pequenina alegria se transformava num acontecimento  maravilhoso e inesquecível para aquelas crianças que viviam tão duramente. Uma estória tão sofrida e ao mesmo tempo de uma doçura e uma simplicidade encantadoras.

Acho muito interessante o que esses livros têm em comum:  Os protagonistas são crianças; Fala-se muito de sofrimento, rigidez na educação dos filhos, exaltação da família e retratação de um cotidiano muito diferente da realidade atual. Serão esses ingredientes infalíveis pra um bom romance infanto-juvenil? rsrsrs.

Os dois primeiros títulos estão guardadinhos aqui em casa. Já os da coleção,que é formada por 09 volumes, eu possuía 03 (herança de mami, hohoho) sendo que 01 a minha amada sogra fez o favor de comer com angu, e os outros 06 eu li via biblioteca pública, séculos atrás. Resolvi então que não deixaria de forma alguma que meus filhos deixassem de ter a oportunidade de ler essas pérolas, e fui à caça, rsrs. Alguns já saíram de linha, então deles eu tirei xerox enquanto nenhum leitor-ladrão os roube da biblioteca (acontece muito), e os que ainda existem no mercado estou comprando e guardando pra ir em futuro breve ler pra eles.Espero que se apaixonem e se encantem da mesma forma que eu.

Eis um clássico do “Histórias…”:

Um rapaz espirituoso

Vivia, em companhia de um sapateiro, um seu aprendiz.

Sendo a dona da casa muito cainha*, magra era a pitança** que às horas da refeição distribuía ao rapaz, e quanto a manteiga no pão, disso nem se falava.

Como o patrão não reparasse nessas minúcias, o rapaz fez o propósito de, para elas, chamar-lhe a atenção.

Assim, uma vez ao almoço, rompeu num pranto inconsolável. – Que tem, rapaz? Perguntou-lhe, aflito, o sapateiro. – Ora meu amo, tornou-lhe ele de pronto; Parece-me que vou perder de todo a vista, já nem vejo a manteiga no pão! E um forte soluço embargou-lhe a voz.

O patrão compreendeu logo o que se tratava, e pediu à sua mulher que desse alguma coisa ao rapaz, para ele comer com o pão. A mulher passou-lhe, então, uma naca de queijo, mas muito fina.

O rapaz, recebendo-a, levantou no ar e disse, rindo-se como que muito satisfeito: – Agora sim, meu amo; Agora a vista já me vai tornando, pois estou vendo perfeitamente a cara da patroa do outro lado deste queijo!

* Cainha – miserável             ** pitança – porção de alimento

Fala sério zente, é muito legal né?!

»

  1. Cazuza também é um dos prediletos da minha infância, junto com Meu pé de laranja lima e tantos outros. Acho que foi Cazuza que me fez gostar de Harry Potter, pq eu adorava ler as estórias do internato.
    Já esses da Laura Ingalls, eu só fui ler depois de velha, daí não gostei muito. A gente perde a inocência mesmo, né?
    Quero comprar Cazuza e Meu pé pro Lucas, mas como são livros que não são difíceis de achar, vou deixar mais pra frente. Não há de demorar, né?
    Beijo!

  2. Flávia, eu não li os da Laura Ingalls, mas eu tenho uma memória de longo prazo meio avariada, vai ver que eu li algum e nem prestei atenção. Mas gostei da dica e estou adorando esse lance de livros infantis, tá me fazendo viajar em livros pro Tatá. Gostei da dica do Cazuza também , vou dar uma olhada. Beijos.

  3. Oi Flávia.
    Quando pequena lí os livros da Laura Ingalls Wilder.
    Não lembrava o nome da autora, mas as histórias ficaram bem guardadas na minha lembrança.
    Hoje lendo uma autobiografia a autora citou esses livros e o nome da escritora.
    Agora estou eu aqui igual a uma doida querendo saber os títulos de toda a coleção e vasculhando lojas na internet, para adquiri-los.
    Você tem os títulos e onde eu posso adquirí-los?
    Obrigada. Cecília.

  4. Flavia,
    Estou feliz por voce ter esses livros,estou a procura do livro de Violeta e o livro de Elza ambos do escritor Joao Lucio Brandao mas nao estou tento sorte. Seria possivel voce me dar a copia do livro historias que mamae contava do autor Joao Kopke? É um livro que gostaria de ter,pois minha mae tem 80 anos e ela diz que esse é o sonho de sua vida, encontrar os livros que estudou,achei um de poemas e consegui comprar do ano de 1939,ela ficou super feliz e acabei sendo contagiada com os belissimos poemas. Como moro no interior do Rio de Janeiro nao ha nada de muito antigo aqui na biblioeca,por favor se puder me ajudar lhe pago a xerox e pelo seu trabalho de boa vontade.
    Obrigada.
    Luciana

  5. Olá, Flávia. “Histórias que a mamãe contava” tbm marcou a infância da minha mãe. Queria adquiri-lo pra ela, como faço? Já procurei em sebos virtuais e não acho. Não tem como vc escanear o seu livro, não??? Obrigada

  6. vendo livro:
    HISTORIAS QUE A MAMÃE CONTAVA – 3º LIVRO – COLEÇÃO JOAO KUPKE
    LIVRARIA FRANCICO ALVES
    EDIÇÃO ORIGINAL DE 1934
    O LIVRO ESTÁ EM BOM ESTADO DE CONSERVAÇÃO (COM O DESGASTE DE UM LIVRO USADO E ANTIGO)
    CAPA ORIGINAL ILUSTRADA A CORES
    LOMBADA EM TECIDO (PERCALINA)
    198 PAGINAS RICAMENTE ILUSTRADAS
    VENDO GRANDE VARIEDADE DE LIVROS DIDATICOS DESTE TIPO E PERIODO
    CONTATOS PARA
    fabio.777@bol.com.br

  7. QUERIA MUITO ADQUIRIR ESSE LIVROS. ELES FAZEM PARTE DA MINHA HISTÓRIA, ASSIM COMO DE TRÊS GERAÇÕES DA MINHA FAMÍLIA. FUI EDUCADA COM BASE NOS VALORES PREGADOS PELOS TEXTOS LITERÁRIOS DE JOÃO LÚCIO BRANDÃO. MAS PARECE IMPOSSIVEL RESGATAR ESSE TESOURO.
    ÊTA PAÍS SEM MEMÓRIA!

  8. CASO SEJA DE SEU INTERESSE, TENHO CARTILHAS A VENDA SENDO ALGUMAS COM VARIAS EDIÇÕES.
    POSSO PASSAR MAIS DETALHES DOS LIVROS OU FOTOS

    A FADA HYGIA/CARTILHA DE HYGIENE – CARTILHA ANALITICO-SYNTETICA – SAIDADE – SEI LER – UMA HISTORIA…E…DEPOIS OUTRAS – MEU CORAÇÃO – PEDRINHO E SEUS AMIGOS – LER E APRENDER – AS MAIS BELAS HISTORIAS – HISTORIAS QUE MAMÃE CONTAVA – NA FAZENDA – MENINICE – CAMINHO SUAVE – HISTORIAS DE ANIMAIS – A INFANCIA BRASILEIRA – LEITURA MANUSCRITA – APRENDA SOZINHO – MEUS BRINQUEDOS – HISTORIAS DE CRIANÇAS E ANIMAIS – OS MEUS BRINQUEDOS – O LIVRO DE VIOLETA – CARTILHA PROENÇA – OBJETOS ESCOLARES ANTIGOS – CADERNOS ESCOLARES ANTIGOS – O LIVRO DE ELZA – CONTOS PATRIOS – MEUS EXERCICIOS – MINHA ARITMETICA – CORAÇÃO – TRABALHO – VAMOS APRENDER – ALEGRIA – COLEÇÃO TRABALHANDO EU CRESÇO – LIÇÕES DO TIO EMILIO – NOÇÕES DE HYGIENE – AULAS DE CANTO ORFEÔNICO – EU GOSTO DE APRENDER – CONTOS MORAIS E CIVICOS DO BRASIL – EXAME DE ADMISSÃO – VAMOS APRENDER A ESCREVER – ACONTECEU NO BOSQUE… – OFICINA DAS LETRAS – ERA IMA VEZ… – NOSSO BRASIL – LIVRO DE LEITURA – ATRAVÉS DO BRASIL – CAZUZA/1ª EDIÇÃO/1938 – O BARQUINHO AMARELO – NOVA CARTILHA ANALITICO-SYNTETICA – CORAÇÃO – APRENDER É FESTA – ERA UMA VEZ… – SÍMBOLOS NACIONAIS E BANDEIRAS HISTÓRICAS DO BRASIL – VAMOS SORRIR – CIRANDINHA – SEI LER – PRIMEIRO LIVRO DE PORTUGUES – ATIVIDADES DE LINGUAGEM – JOAO DE BARRO – HISTORIAS BONITAS – O PEQUENO CIENTISTA – O CIRCO DO PIRULITO – MINHA ARITMETICA – NOSSAS LENDAS – O CANTO DO BRASILEIRO – MENINOS TRAVESSOS – BRINQUEDOS DA NOITE – LEITURA SILENCIOSA – VAMOS CONHECER MINAS GERAIS – RECREAÇÃO INFANTIL – EU VOU CONSTRUINDO – PEIXINHO DOURADO VAI PASSEAR – O BARQUINHO AMARELO – AS AVENTURAS DE PEDRINHO – BRASIL DITOSA PATRIA – PATRIA E CIDADANIA – HISTORIAS DA TERRA MINEIRA – BRASIL CANTOR – MAGIA DAS PALAVRAS – ENSINO DA LEITURA – DOMINÓ – ENSINE COM EXITO – BOLHA DE SABÃO – CAMINHO FELIZ – CINCO TRAVESSOS – A TOCA DO TATU – MENINOS DE NOSSA IDADE – EU APRENDO AQUI E ALI – PRIMEIROS DEGRAUS – LETRINHAS AMIGAS – TRABALHANDO EU CREÇO – NOSSAS LENDAS – VOU CONSTRUINDO – OS SIMBOLOS NACIONAIS – EMILIA/CARTILHA DA NUTRIÇÃO – A CASA NA COLINA – RECREAÇÃO INFANTIL E OUTRAS
    Contatos para o email: fabio.777@bol.com.br

Deixe um comentário

